O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se na tarde desta terça-feira (18), hora local, no Grande Salão do Povo, em Beijing, com o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, que cumpre visita de Estado à China.
Este ano marca o 65° aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Neste período, a causa comum de se opor ao imperialismo e ao colonialismo e de lutar pela independência e libertação nacional uniu as duas nações, destacou o líder chinês. Em mais de seis décadas, os dois lados mantêm entendimento mútuo e apoiam um ao outro, como amigos sinceros e parceiros verdadeiros na busca do desenvolvimento comum e do rejuvenescimento da nação. A parte chinesa quer trabalhar com a Argélia para levar adiante a amizade tradicional e impulsionar mais avanços da parceria estratégica abrangente.
Xi Jinping agradeceu ao governo argelino pelo apoio firme nas questões relacionadas a Taiwan, Xinjiang e aos direitos humanos. A China também apoia a Argélia na salvaguarda da soberania nacional, independência e integridade territorial e na busca de um caminho de desenvolvimento que se adapte às suas próprias condições nacionais, opondo-se à interferência externa nos assuntos internos argelinos.
Os dois países devem cooperar na implementação da iniciativa do Cinturão e Rota e aprofundar a colaboração nos setores de infraestrutura, petroquímica, mineração e agricultura, além de explorar a cooperação nas áreas de alta tecnologia, incluindo aeroespaço, energia nuclear, comunicação de informações e energia renovável.
Xi Jinping também apontou que a parte chinesa está disposta a trabalhar com o lado argelino para acelerar a implementação dos resultados alcançados na primeira edição da Cúpula China-Estados Árabes, além de fortalecer a cooperação dentro do quadro do Fórum de Cooperação China-África. As duas nações também devem reforçar a coordenação no âmbito das instituições multilaterais, como a ONU, praticar o multilateralismo verdadeiro e salvaguardar a justiça internacional, para defender os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Abdelmadjid Tebboune afirmou que a China é a amiga e parceira mais importante da Argélia. O dirigente reiterou seu apoio firme nas questões de Taiwan e Xinjiang e saudou propostas chinesas sobre o desenvolvimento, a civilização e a segurança global. O presidente argelino espera aprofundar a parceria estratégica abrangente e estreitar a coordenação com a China nos assuntos internacionais e regionais.