O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta quinta-feira (20) em Beijing com o ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger.
No encontro, Xi Jinping lembrou que o Dr. Kissinger acabou de comemorar seu 100o aniversário e que já tinha visitado a China mais de 100 vezes. Estes fatos, segundo o líder chinês, atribui um significado especial a esta visita de Kinssinger à China.
Xi Jinping lembrou que 52 anos atrás, quando os dois países estavam num momento crítico, o presidente Mao Zedong e o primeiro-ministro Zhou Enlai, junto com o presidente Richard Nixon e o senhor Kissinger, fizeram uma escolha correta com exceletente visão estratégica para iniciar o processo de normalização das relações sino-norte-americanas, beneficiando os dois países e mudando o mundo.
Segundo o presidente Xi Jinping, os chineses não se esqueceram do senhor Kissinger, velho amigo, por sua contribuição histórica para o desenvolvimento das relações China-EUA e para o aumento da amizade entre os dois povos.
O líder chinês enfatizou que agora, a China e os EUA estão mais uma vez em uma encruzilhada, exigindo que ambos os lados façam uma escolha mais uma vez. Olhando para o futuro, segundo ele, os dois países podem, com certeza, buscar a prosperidade comum, e a chave para isso é seguir três princípios, que são o respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação ganha-ganha. Com base nisso, a China está disposta a explorar junto com os EUA uma maneira correta de conviver, a fim de promover o avanço estável do relacionamento bilateral.
Henry Kissinger disse que é uma honra para ele visitar a China e ficou grato ao lado chinês pela recepção. “O relacionamento entre os dois países está relacionado com a paz mundial e o progresso da sociedade humana”, afirmou ele.
Dr. Kissinger também disse que nas circunstâncias atuais, é preciso respeitar os princípios estabelecidos no Comunicado de Shanghai, compreender a importância vital do princípio de uma só China para o país asiático e promover o desenvolvimento das relações China-EUA em uma direção positiva. Ele está disposto a continuar seus esforços para aumentar o entendimento mútuo entre os dois povos.