A cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) terminou no dia 12 em Vílnius, capital da Lituânia. Em resposta ao fato de que o encontro não ofereceu um cronograma de adesão da Ucrânia à OTAN, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no dia 11 que isto é “sem precedentes e ridículo”, o que levou à insatisfação de vários países ocidentais.
Segundo a reportagem do The Guardian do dia 12, o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, e o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmaram que a Ucrânia deveria mostrar mais gratidão pela “ajuda” dos países ocidentais. Wallace declarou que a Ucrânia costuma a considerar seus aliados como “depósitos de plataforma de compras online”, onde pode obter as armas de que precisa. Assim que a Ucrânia adquire uma arma, começa imediatamente a persuadir o Ocidente para oferecer outra.
Receando um confronto direto com a Rússia, os países membros não ofereceram à Ucrânia um caminho imediato para sua adesão à OTAN nesta cúpula.