Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

ASEAN, China, Japão e República da Coreia devem reforçar cooperação e enfrentar desafios em conjunto

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a China, Japão e República da Coreia devem fortalecer sua cooperação e enfrentar desafios em conjunto, apelou o diplomata chinês de alto escalão Wang Yi nesta quinta-feira.

Ao participar da Reunião dos Ministros das Relações Exteriores da ASEAN Mais Três (APT), o diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Wang Yi, observou que a APT é um dos mecanismos mais maduros para a cooperação regional do Leste Asiático.

Ele pediu aos países da região que busquem recuperação econômica. A China forneceu apoio à cooperação econômica e tecnológica no âmbito da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP) e ajudou os países da ASEAN a melhorar suas capacidades para implementar o acordo de livre comércio da RCEP.

Wang instou os países regionais a promoverem o desenvolvimento sustentável. A China tem fornecido suprimentos médicos e prestou ajuda para reservas de arroz de emergência e cooperação para alívio da pobreza.

Ele também fez um apelo aos países da região para retomarem o intercâmbio de pessoal. O alto diplomata chinês pediu um aumento dos voos comerciais entre os países da região e uma retomada ordenada do turismo receptivo.

Wang fez três propostas para a próxima fase de cooperação da APT.

Primeiro, aderir à abertura e cooperação e acelerar o processo de integração regional. Considerando a entrada em vigor total da RCEP como uma oportunidade, Wang pediu apoio para a adesão de Hong Kong à RCEP como um dos primeiros membros. Ele também disse que a China apoia a construção de um sistema regional de cadeias industriais e de suprimentos que seja estável, de bom funcionamento e baseado em vantagens comparativas.

Segundo, aderir à segurança comum e promover continuamente a eficácia da resposta a crises. A China continuará doando fundos para o mecanismo de Reserva de Arroz de Emergência da APT, fortificará o sistema de informação de segurança alimentar da ASEAN e melhor salvaguardará a segurança alimentar regional.

Wang notou que a descarga da água contaminada nuclear do Japão no oceano tem relação com a segurança do ambiente marinho e a saúde de vidas humanas. É um assunto de grande importância e, portanto, não deve ser conduzida sem autorização.

Terceiro, aderir ao papel líder da inovação e aproveitar plenamente o potencial do desenvolvimento sustentável. Wang afirmou que a China apoia o comunicado da ASEAN sobre o desenvolvimento de ecossistema de veículos elétricos da APT e continuará promovendo a cooperação nas áreas de alívio da pobreza, intercâmbios de oficiais de aldeias e desenvolvimento rural.

Os ministros das Relações Exteriores do Japão, da República da Coreia e dos países da ASEAN disseram que o mecanismo da APT continuaram expandindo suas áreas de cooperação, que está se tornando cada vez mais eficaz.

O mecanismo desempenhou um papel fundamental em ajudar os países regionais a alcançar uma rápida recuperação da pandemia de COVID-19 e o desenvolvimento sustentável, e se tornou uma âncora sólida e confiável de estabilidade, disseram eles.

Todas as partes concordaram em apoiar um quadro de cooperação regional aberto e inclusivo centrado na ASEAN, aderir ao multilateralismo e manter a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais.

Eles também acordaram em que o mecanismo da APT deve acompanhar o ritmo dos tempos, fazer pleno uso do papel do mecanismo de Reserva de Arroz de Emergência da APT, impulsionar ativamente o Acordo de Multilateralização da Iniciativa Chiang Mai e promover a implementação de alta qualidade da RCEP.

Além disso, eles concordaram que criar novas áreas de crescimento, como economia digital, inovação e tecnologia, transição energética e veículos elétricos para injetar novo impulso nas conectividade e resiliência regionais e ajudar a ASEAN a se tornar a um centro de crescimento global.

Sair da versão mobile