O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, que também é o presidente do país, enviou nesta segunda-feira (3) sua felicitação pela abertura do terceiro Diálogo sobre Intercâmbios e Aprendizado Mútuo entre as Civilizações e da primeira Conferência Mundial dos Estudiosos da Cultura Chinesa, em Beijing, capital chinesa.
Xi Jinping apontou que, durante o longo processo da história da humanidade, diferentes povos do mundo criaram civilizações com características e sinais próprios . Os intercâmbios de igualdade e aprendizado mútuo entre diversas civilizações fornecerão uma orientação espiritual poderosa, tanto para a resolução das questões difíceis da atualidade como para a concretização do desenvolvimento comum, destacou o líder chinês.
Segundo Xi Jinping, a China quer se esforçar com todos os lados para promover valores comuns da humanidade, implementar a Iniciativa de Civilização Global, superar os desentendimentos por meio de intercâmbios e o choque de civilizações por meio de aprendizado mútuo, além de transpor o sentido de superioridade civilizacional por meio de inclusão para impulsionar conjuntamente o progresso dos povos da humanidade.
O presidente chinês ainda espera que os estudiosos da cultura chinesa em diferentes países sejam embaixadores entre a civilizações chinesa e as estrangeiras, imprimindo maiores esforços tanto para intercâmbios entre culturas distintas, como para o fortalecimento da amizade e cooperação bilateral.