Premiê chinês oferece visão sobre como o mundo pode navegar em tempos difíceis

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, ofereceu nesta terça-feira suas quatro observações sobre como a humanidade pode navegar em tempos turbulentos, enquanto o mundo está em uma encruzilhada histórica.

“Acredito que possamos tirar algumas lições muito importantes das transformações que estão acontecendo no mundo nos últimos anos”, disse Li Qiang ao discursar na abertura da 14ª Reunião Anual dos Novos Campeões, também conhecida como Fórum Davos de Verão, no Município de Tianjin, no norte da China.

Primeiro, ele pediu uma melhor comunicação e intercâmbio entre a comunidade internacional.

“A ausência de uma comunicação eficaz e a falta de uma percepção abrangente, holística e objetiva podem facilmente resultar em preconceito e até estereótipos”, disse Li Qiang.

Segundo, ele enfatizou a solidariedade e a cooperação depois que o mundo tem testemunhado os choques das crises globais.

“Como uma comunidade com um futuro compartilhado, devemos valorizar os ganhos da cooperação, abraçar o conceito de cooperação de ganho mútuo e trabalhar juntos para enfrentar esses desafios globais e promover o progresso humano”, disse Li Qiang.

Terceiro, o primeiro-ministro observou que, tendo passado pelas reviravoltas da globalização econômica, todos os países deveriam valorizar mais a abertura e a cooperação.

“A globalização econômica é uma tendência histórica”, disse Li Qiang. “Apesar dos ventos contrários e do retrocesso, a tendência geral da globalização econômica continuou avançando.”

Por fim, o premiê disse que a paz e a estabilidade devem ser mais valorizadas após a ansiedade causada por conflitos e instabilidade.

Ele pediu esforços sólidos para defender firmemente a equidade e a justiça, trabalhar duro para resolver o dilema da segurança e salvaguardar conjuntamente um ambiente de desenvolvimento pacífico e estável.

“Em poucas palavras, o que falta no mundo de hoje é comunicação, não estranhamento; cooperação, não confronto; abertura, não isolamento; paz, não conflito”, disse Li Qiang.

Ele pediu aos países que sigam em frente seguindo a lógica do progresso histórico, se desenvolvam surfando a maré dos tempos e trabalhem duro para construir um mundo ainda melhor.

Falando sobre a economia chinesa, Li Qiang disse que a China tem sido uma importante fonte de impulso para o crescimento constante da economia mundial e continuará a fornecer forte dinamismo à recuperação e ao crescimento econômico global nos próximos tempos.

“A China deseja trabalhar com todos vocês para apoiar firmemente a globalização econômica, defender firmemente a economia de mercado, apoiar firmemente o livre comércio e orientar a economia mundial em direção a um futuro mais inclusivo, resiliente e sustentável”, disse Li Qiang.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo