O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, conversou no dia 14 deste mês por telefone com o secretário de Estado estadunidense, Antony Blinken.
Na conversa, Qin Gang disse que as relações entre China e Estados Unidos se encontram com novas dificuldades e desafios desde o início do ano, mas a parte chinesa sempre observou os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha propostos pelo presidente Xi Jinping para tratar das relações bilaterais entre os dois países.
Na conversa, o chanceler chinês esclareceu sua posição solene sobre as principais preocupações chinesas, como a questão de Taiwan, enfatizando que os Estados Unidos devem respeitá-las e parar de interferir nos assuntos internos da China. Além disso, assinalou que os EUA devem adotar ações pragmáticas para concretizar os consensos e compromissos firmados pelos líderes dos dois países na cúpula de G20, no sentido de promover o desenvolvimento das relações sino-estadunidenses, permitindo que estas retornem a um caminho estável.