O presidente palestino, Mahmoud Abbas, concedeu na noite do dia 15 uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).
Abbas disse que sua visita à China teve pleno sucesso, pois os dois países anunciaram o estabelecimento de uma parceria estratégica e assinaram uma série de acordos de cooperações para o desenvolvimento socioeconômico.
Abbas elogiou as três propostas lançadas pelo presidente chinês, Xi Jinping, sobre a questão Palestina-Israel. Ele agradeceu a parte chinesa por persistir na justiça internacional e sempre ajudar o povo palestino.
O líder palestino acredita que a China pode desempenhar um papel construtivo na resolução dos conflitos entre a Palestina e Israel como o que fez para apaziguar as relações entre a Arábia Saudita e o Irã.
Para Mahmoud Abbas, a Solução de Dois Estados ainda é a melhor maneira para resolver a crise duradoura no Oriente Médio. No entanto, a solução não foi aplicada de maneira correta mesmo que já fosse proposta e reconhecida há muitos anos.
“É preciso persuadir Israel a aceitar o povo palestino e, ao mesmo tempo, convencer os Estados Unidos a aceitarem também o povo palestino”, enfatizou Abbas.