Iniciativa “Cinturão e Rota” estimula a cooperação entre China e América Latina

As rosas do Equador são bem vendidas em Guangzhou, “cidade de flor” da China. Cuba e outros países abrem lojas online em plataformas de comércio eletrônico na China. A carne bovina da América Latina também está expandindo seu mercado nesse país asiático …

Como a cooperação com a China se tornou tão procurada na América Latina? Talvez a resposta possa ser encontrada em uma entrevista recente com o ex-presidente colombiano Ernesto Samper. Ele disse: “Estamos deste lado do oceano Pacífico e estamos ansiosos por uma iniciativa de desenvolvimento comum que atravessa o Pacífico.” Essa iniciativa de desenvolvimento comum é exatamente a iniciativa “Cinturão e Rota” proposta pela China.

De acordo com as recentes estatísticas, o círculo de amigos na cooperação sino-latino-americana da iniciativa “Cinturão e Rota” se expandiu para 21 países. Por que essa iniciativa está crescendo em popularidade na América Latina? Porque a cooperação abrangente e profunda que ela promove traz benefícios reais para os povos da China e da América Latina.

Atualmente, a China tem mantido sua posição como o segundo maior parceiro comercial da América Latina por 10 anos consecutivos e, em 2022, o comércio total entre os dois lados atingiu o recorde de US$485,79 bilhões. Pode-se observar que o efeito mais direto da cooperação na iniciativa “Cinturão e Rota” é aumentar o volume do comércio entre a China e a América Latina, permitindo que a América Latina compartilhe os dividendos do crescimento econômico da China.

Além disso, como alguns dos projetos sob a iniciativa estão localizados em áreas remotas da América Latina, sua implementação contribuiu diretamente para o desenvolvimento e o emprego locais e melhorou a vida dos habitantes. Mais importante ainda, a iniciativa injetou nos países latino-americanos um novo ímpeto para seu desenvolvimento e fortaleceu sua capacidade de se desenvolver com esforços próprios.

Atualmente, o mundo está entrando em um período de mudanças turbulentas, com o crescimento econômico desacelerando significativamente, e os países em desenvolvimento, em geral, enfrentam grandes dificuldades. Ao continuar a explorar seu próprio caminho de desenvolvimento, os países latino-americanos estão cada vez mais conscientes de que o transplante da experiência ocidental não surtiu efeitos satisfatórios. A iniciativa “Cinturão e Rota” proposta pela China e baseada em consulta e construção conjuntas e compartilhamento de benefícios, oferece uma boa solução para os problemas encontrados pelos países latino-americanos no seu desenvolvimento.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo