No dia 15 de junho, a seleção da Argentina terá um amistoso contra a Austrália em Beijing. Trata-se da primeira viagem internacional da seleção argentina depois de ganhar a Copa do Mundo de 2022. Os ingressos do jogo se esgotaram assim que foram colocados à venda. Os chineses gostam do futebol e muitos deles, fãs da seleção argantina, admiram a técnica de Messi e seu espírito resiliente.
Mas por que Messi é tão popular na China? China e Argentina possuem uma profunda amizade e grande proximidade entre seus povos. Mesmo seja o país com a maior distância geográfica da China, a Argentina compartilha os mesmos ideais e perspectivas com o país asiático. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1972, os dois países têm se apoiado mutuamente na defesa da soberania nacional e da integridade territorial, assim como mantido relações cada vez mais estreitas no desenvolvimento econômico e na promoção do bem-estar de suas populações.
Na última década, sobretudo, China e Argentina vêm promovendo conjuntamente a Iniciativa Cinturão e Rota, havendo também combatido a pandemia com solidariedade. Os dois países se converteram de “amigos de longa distância” em parceiros estratégicos.
O intercâmbio cultural e interpessoal é uma ponte que aproxima esses dois povos. Na década de 90, a grande estrela de futebol Maradona visitou a China por diversas vezes, mostrando o charme do futebol aos chineses. Por sua vez, Messi já visitou o país asiático por sete vezes, também como herança da amizade no futebol entre ambos as nações.
Em 2022, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, participou da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing e visitou a China. Durante a visita, os dois países publicaram uma declaração conjunta, marcando a continuidade da cooperação em setores como cultura, educação, turismo e esporte.
A viagem da seleção argentina à China é uma oportunidade de troca que trará alegria aos fãs da China, promovendo, além disso, o intercâmbio cultural e esportivo e aprofundando o afeto entre dois povos.