O economista brasileiro e diretor do Centro China-Brasil, Ronnie Lins, disse ontem (24) em uma entrevista ao Grupo de Mídia da China que a provável incapacidade dos Estados Unidos de pagar sua dívida terá um grande impacto negativo sobre a economia mundial. Ele também salientou que os países em desenvolvimento serão vítimas dessa crise.
Segundo Lins, o calote da dívida dos EUA gera uma incerteza dos agentes econômicos e prejudica toda a economia dos agentes econômicos, especialmente os países em desenvolvimento, que necessitam de estabilidade, já que o dólar é hoje a principal referência de moeda internacional.
O economista acredita que a atual crise da dívida estadunidense danificou significativamente a confiabilidade do dólar e que outros países devem se preparar para escantear a moeda estadunidense.
Lins acredita que essa questão deve ser discutida na próxima cúpula do Brics, com determinação de ações mais concretas, visando criar uma moeda alternativa para que se possa fazer alterações e negociações a partir dela, porque os países em desenvolvimento estão sempre dependentes das políticas internas dos Estados Unidos, o que não é bom para ninguém.