Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping apresenta propostas para construir uma Ásia Central estável, próspera, harmoniosa e bem conectada

Foi realizada nesta sexta-feira (19) no Centro Internacional de Convenções de Xi’an, na província de Shaanxi, a Cúpula China-Ásia Central. O presidente chinês, Xi Jinping, presidiu a reunião e proferiu um discurso de abertura, apresentando quatro propostas para construir uma Ásia Central estável, próspera, harmoniosa e bem conectada.

No discurso, Xi Jinping apontou que o mundo precisa de uma Ásia Central estável. A soberania, a segurança, a independência e a integridade territorial dos países da Ásia Central devem ser salvaguardadas, os caminhos de desenvolvimento escolhidos independentemente pelos povos da Ásia Central devem ser respeitados e os esforços feitos pela região para buscar a paz, a amizade e a tranquilidade devem ser apoiados, disse Xi Jinping.

O mundo precisa de uma Ásia Central próspera. Xi Jinping destacou que uma Ásia Central vibrante e próspera atenderá à aspiração das pessoas de diferentes países da região por uma vida melhor e injetará um forte impulso na recuperação econômica mundial.

O mundo precisa de uma Ásia Central harmoniosa. O presidente Xi Jinping expressou que conflitos étnicos, disputas religiosas e divisão cultural não são o tom principal na Ásia Central, enquanto a solidariedade, a inclusão e a amizade são a busca dos povos da região.

O mundo precisa de uma Ásia Central bem conectada. Xi Jinping afirmou que a região, abençoada com vantagens geográficas únicas, tem a base, as condições e as capacidades para se tornar um importante centro de conectividade do continente eurasiático, além de fazer suas contribuições para troca de bens, interação entre civilizações e desenvolvimento da ciência e tecnologia no mundo.

Sair da versão mobile