O Fórum de Desenvolvimento da Juventude China-ALC foi realizado na quarta-feira (17) em Beijing, organizado pela Federação Juvenil da China. O fórum deste ano, sob o tema “Reunindo as forças inovadoras da China e da ALC para o desenvolvimento prioritário da juventude”, contou com a participação de 100 jovens representantes dos países da América Latina e do Caribe de forma presencial e on-line. Na ocasião, proferiram discurso o primeiro secretário do Comitê Central da Liga da Juventude Comunista, He Junke, e o diretor do Departamento da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores da China, Cai Wei.
Em seu discurso, He Junke indicou que para enfrentar os desafios comuns de toda a humanidade e promover a paz e o desenvolvimento global, os jovens devem assumir uma responsabilidade inescapável. Ele pediu para que todos os países considerassem os jovens como um principal recurso para o desenvolvimento e estimulassem sua participação proativa na construção da comunidade de futuro compartilhado para a humanidade. Ele disse que é necessário inspirar a juventude a assumir responsabilidades e aprofundar os intercâmbios e a cooperação internacionais.
Os participantes dos países latino-americanos e caribenhos elogiaram as notáveis realizações obtidas pela China no desenvolvimento econômico e social, respondendo ativamente à proposta chinesa de priorizar o desenvolvimento da juventude e às outras iniciativas lançadas pelo país em relação ao aprofundamento da cooperação e intercâmbio entre os jovens do mundo.
O Fórum é uma das atividades principais do Acampamento de Treinamento dos Jovens Líderes China-ALC “Ponte para o Futuro” de 2023. Durante a visita na China, os jovens participantes visitaram Beijing, Shanghai, Jinggangshan e outros lugares, com foco na aprendizagem mútua das civilizações, economia digital, proteção ambiental e outras questões. O projeto “Ponte para o Futuro” de treinamento de jovens líderes China-ALC foi iniciado pessoalmente pelo presidente chinês, Xi Jinping. Desde 2015, foi realizado com sucesso em sete sessões de acampamento, construindo uma plataforma institucionalizada para promover a amizade e a cooperação entre jovens da China e da América Latina e do Caribe.