Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Diálogo de alto nível das mídias China-Ásia Central é realizado com sucesso

Na véspera da Cúpula China-Ásia Central, um diálogo de alto nível entre as mídias da China e dos países da Ásia Central (Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Quirguistão) foi realizado com sucesso em Beijing, na terça-feira (16).

O evento proposto pelo Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês) contou com a participação de responsáveis das principais mídias, diplomatas, especialistas e acadêmicos dos países envolvidos, discutindo sobre o tema “Modernização chinesa e Ásia Central: novo desenvolvimento e novas oportunidades”.

Os convidados concordaram unanimemente que a modernização chinesa ofereça uma nova opção para que a humanidade alcance a modernização e estabeleça um modelo para que os países em desenvolvimento, incluindo os países da Ásia Central, avancem de forma independente rumo à modernização.

Shen Haixiong, vice-ministro do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do CMG, afirmou que a implementação conjunta da iniciativa “Cinturão e Rota” na Ásia Central onde a iniciativa foi proposta tem alcançado resultados frutíferos nos últimos dez anos, injetando mais estabilidade e certeza na paz e prosperidade regionais. Segundo Shen, esse é um retrato vívido de que a modernização chinesa criou novos impulsos e proporcionou novas oportunidades para o desenvolvimento da Ásia Central.

Como uma ponte para aumentar a compreensão mútua e a amizade entre os povos, a mídia desempenha um papel indispensável e insubstituível no processo da promoção da modernização humana, disse Shen Haixiong, salientando que o CMG aproveitará esse diálogo como uma oportunidade para aprender uns com os outros e avançar de mãos dadas com os colegas da mídia dos países da Ásia Central, além de contribuir com ações concretas para a promoção dos valores comuns de toda a humanidade e para a construção de uma comunidade mais próxima de futuro compartilhado entre a China e a Ásia Central.

Sair da versão mobile