Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Quais são as implementações feitas por Xi Jinping na sua terceira viagem a Xiongan?

O presidente chinês, Xi Jinping, inspecionou a Nova Área de Xiongan no dia 10 de maio. Durante a viagem, o líder chinês vistoriou a estação ferroviária de alta velocidade e obras de construção de bairros residenciais e centro comercial.

A Nova Área de Xiongan, uma obra de significado histórico projetada e promovida propriamente pelo secretário-geral Xi Jinping, assume o papel principal de descongestionar as funções que não pertencem à capital Beijing.

Em fevereiro de 2017, janeiro de 2019, Xi Jinping já inspecionou duas vezes o local. “Construir a Nova Área de Xiongan com alto padrão e alta qualidade” foi incluído no relatório do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China.

A estação é o primeiro projeto de infraestrutura de relevância na Nova Área de Xiongan. A estrutura começou a ser erguida em 1º de dezembro de 2018 e entrou em funcionamento em 27 de dezembro de 2020. Com uma área de 475,2 mil metros quadrados, a estação é o ponto de encontro de várias linhas ferroviárias intermunicipais.

O bairro de Nanwenying, na Nova Área de Xiongan, formado por oito comunidades residenciais, terminou de ser construído em novembro de 2021, quando seus antigos habitantes voltaram ao local para morar nos novos condomínios. Neste momento, 7.380 residentes vivem no bairro, uma taxa de ocupação de 72,58%. Farmácias, mercados de hortaliças e jardins de infância, entre outras instalações, permitem que os moradores tenham acesso a serviços públicos de alta qualidade perto de suas moradias.

O presidente chinês, Xi Jinping, ainda visitou a obra do projeto do Centro Comercial Internacional na Nova Área de Xiongan. O centro comercial fica no núcleo da área startup de Xiongan, com 133.333 metros quadrados e investimento de 12,5 bilhões de yuans. A obra tem nove unidades que serão ocupadas por serviços gerais, escritórios, comércio e hotéis.

O líder chinês ainda convocou uma reunião sobre a construção da Nova Área de Xiongan. Na ocasião, Xi Jinping destacou seu papel para descongestionar as funções que não são da capital Beijing, além de implementar a estratégia de desenvolvimento impulsionado pela inovação.

Sair da versão mobile