Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Popularidade do feriado de Primeiro de Maio verifica força da economia chinesa

De acordo com os dados oficiais, durante os cinco dias do feriado de Primeiro de Maio deste ano, o número total de viagens de turismo doméstico na China chegou a 274 milhões, um aumento de 70,83% em relação ao mesmo período do ano anterior,  enquanto a receita do turismo doméstico foi de 148,056 bilhões de yuans, uma alta de 128,9%.

Além da recuperação do mercado cultural e turístico, o setor de serviços cotidianos, como restaurantes, também registrou um aumento considerável. Segundo dados de uma plataforma de comércio eletrônico, nos três primeiros dias do feriado, o consumo médio diário on-line em serviços cotidianos do país aumentou 133% em comparação com o mesmo período de 2019. A bilheteria total do mercado cinematográfico ultrapassou 1,5 bilhões de yuans.

Este ano, a China priorizou a restauração e a ampliação do consumo e lançou uma série de políticas para expandir a demanda interna, promover o consumo, aumentar a renda da população e melhorar o ambiente de consumo. Depois de um crescimento econômico além das expectativas no primeiro trimestre deste ano, vários indicadores de consumo durante o feriado de Primeiro de Maio manifestaram-se satisfatórios, demonstrando plenamente que o impulso endógeno do mercado de consumo da China está sendo liberado de forma acelerada e que o efeito impulsionador do consumo ao crescimento econômico está se fortalecendo ainda mais.

À medida que a China promove com passos firmes o desenvolvimento de alta qualidade, surgem constantemente novos pontos de demanda de consumo como nas áreas de automóveis movidos a nova energia, melhoria habitacional, educação, assistência médica, cultura e esporte, criando novas  oportunidades para o mundo todo.

Durante o feriado de Primeiro de Maio deste ano, foi realizada a terceira etapa da 133a Feira de Cantão, e o número de expositores de importação chegou a 202, maior do que as últimas duas edições.

A participação ativa de empresas estrangeiras em exposições chinesas, o investimento estrangeiro no país e a visita de responsáveis de muitas empresas multinacionais são fatos que provam que “o rápido trem” do desenvolvimento econômico chinês não pode ser perdido.

Sair da versão mobile