No dia 20 de abril, a cerimônia em comemoração ao Dia da Língua Chinesa das Nações Unidas e ao 3º Festival de Imagens Overseas do Grupo de Mídia da China (CMG) de 2023 foi realizada com sucesso no Palácio das Nações, em Genebra.
Este ano marca o 10º aniversário da iniciativa “Cinturão e Rota”, apresentada pelo presidente chinês, Xi Jinping. Esta edição do festival de imagens do CMG teve como tema “Jornada”, para inspirar os amantes da língua chinesa de todo o mundo a interpretarem a iniciativa “Cinturão e Rota” por meio de suas imagens. O festival recebeu um total de 939 obras de 37 países e regiões, incluindo o Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Polônia, Sérvia e Rússia.
A diretora-geral do Escritório das Nações Unidas em Genebra, Tatiana Valovaya, disse que a língua chinesa é um símbolo da cultura da China, e quando as pessoas tentam conhecer seu desenvolvimento, vão descobrir uma longa história e uma rica herança cultural por trás dela.
O embaixador Chen Xu, representante permanente da China no Escritório das Nações Unidas em Genebra e em outras organizações internacionais na Suíça, disse que o Dia da Língua Chinesa das Nações Unidas já se tornou um importante festival para os amantes da língua chinesa em todo o mundo. Em março deste ano, o presidente chinês, Xi Jinping, apresentou a Iniciativa da Civilização Global, enfatizando que devem ser feitos esforços para criar uma nova situação de intercâmbio pessoal entre os países do mundo e fazer florescer o jardim da civilização mundial.