O terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil completou na segunda-feira (10) cem dias. Numa reunião ministerial convocada no mesmo dia, Lula fez um balanço sobre os trabalhos dos primeiros 100 dias de governo.
Desde o dia primeiro de janeiro deste ano, o governo Lula já divulgou mais de 200 políticas para combater a fome, melhorar a infraestrutura e proteger o meio ambiente, entre outros problemas.
Lula enfatizou que uma das prioridades do atual governo é recuperar os subsídios para os grupos de baixa renda. Ele referiu os programas Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e Mais Médicos, etc.
O presidente brasileiro revelou também que, no início de maio, o governo vai lançar um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que terá eixos estruturais como transportes, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade e infraestrutura urbana, entre outros.
Sobre a política externa, Lula disse que o Brasil voltou a ter uma posição ativa e altiva, retomando as boas relações com todos os países do mundo. Ele já visitou a Argentina, Uruguai e Estados Unidos.