O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, concedeu recentemente uma entrevista exclusiva para o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) após sua visita oficial para a China entre os dias 29 de março e 1º de abril.
Anwar Ibrahim disse, em primeiro lugar, que o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, foi muito agradável e frutífero. Ele revelou que os dois trocaram opiniões não só sobre comércio e investimento, como também sobre filosofia, formação de talentos, visão de mundo, entre outras questões de interesse comum.
O premier malaio disse que o presidente Xi Jinping é um grande líder e uma pessoa simpática. Ele ficou também muito admirado pelos êxitos alcançados pela China na redução da pobreza e acredita que as experiências chinesas neste aspecto podem ser muito úteis para seu país.
Ibrahim afirmou que a China tem sido o maior parceiro comercial da Malásia há 14 anos consecutivos. As cooperações econômicas e comerciais entre os dois países vêm conseguindo importantes resultados, especialmente após o lançamento da inciativa “Cinturão e Rota”.
A Malásia é um importante país membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Segundo Ibrahim, o objetivo fundamental da criação da ASEAN é manter a independência e neutralidade para evitar se envolver em conflitos na era da Guerra Fria. Agora, a organização continua mantendo sua inspiração original de paz. “Por isso, estamos preocupados com o Aukus (o parceiro de segurança trilateral entre os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália)”, acrescentou.
“A Malásia persiste no princípio de ‘Uma só China’ e a China nunca foi uma ameaça para nós”, enfatizou o primeiro-ministro da Malásia.