O presidente mongol, Ukhnaagiin Khurelsuh, deu uma entrevista ao Grupo de Mídia da China durante sua visita ao país no ano passado, na qual enfatizou que os dois países vizinhos estão trabalhando juntos para realizar suas aspirações de desenvolvimento.
Khurelsuh disse que conheceu o líder chinês, Xi Jinping, em 2011 e sempre manteve estreitos intercâmbios com ele sobre relações bilaterais e cooperação. Durante sua visita a Beijing, os dois líderes trocaram pontos de vista sobre a melhoria da parceria estratégica abrangente entre a China e a Mongólia, a expansão da cooperação na economia e no comércio, a promoção da modernização na nova era, o aprofundamento da confiança mútua estratégica e sobre outras questões.
Além disso, os dois líderes chegaram a consensos sobre a promoção da construção de uma rede rodoviária asiática para o transporte transfronteiriço passando pela Mongólia, China e Rússia, a cooperação energética, a conexão das ferrovias entre a Mongólia e a China e a melhoria da capacidade portuária.
Khurelsuh disse que espera aprender com a experiência de sucesso da China no desenvolvimento verde. A Mongólia e a China estão trabalhando juntas para combater a desertificação e outros problemas.
O presidente da Mongólia expressou apoio às iniciativas propostas por Xi Jinping sobre desenvolvimento global e segurança global, as quais satisfazem plenamente o desejo comum dos povos de todos os países.