O Ministério das Relações Exteriores da China criticou nesta terça-feira (10), em coletiva, países que insistem em restrições discriminatórias na entrada de chineses, ignorando fatos científicos e a realidade da epidemia em seus próprios territórios.
“A China se opõe firmemente a isto e tomou medidas recíprocas”, afirmou o porta-voz do ministério, Wang Wenbin, dizendo que muitos países saudaram o anúncio do plano geral de gestão da Covid-19 e as medidas provisórias sobre o intercâmbio de pessoal com o exterior, mas alguns governos anunciaram restrições à entrada de viajantes oriundos da China.
“Mais uma vez pedimos aos países relacionados que tomem medidas científicas e apropriadas, baseadas em fatos, para enfrentar a pandemia, em vez de usá-la para se envolver em manipulações políticas ou práticas discriminatórias”, disse o diplomata, salientando que o intercâmbio e a cooperação entre os povos não devem ser afetados.
Mais cedo, nesta terça-feira, a Embaixada chinesa na Coreia do Sul emitiu um aviso suspendendo a emissão de vistos de curto prazo para cidadãos sul-coreanos visitarem a China.