A reunião de alto nível da 2ª etapa da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP15, na sigla em inglês) terminou neste sábado (17).
O presidente da COP15 e ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China, Huang Runqiu, presidiu a cerimônia de encerramento. Os participantes manifestaram a esperança pela conclusão e implementação do Quadro de Biodiversidade Global Pós-2020 o mais cedo possível.
Huang Runqiu disse que as discussões na reunião de alto nível nos últimos dois dias foram muito eficientes e alcançaram resultados frutíferos. Ao discursar na cerimônia de abertura, o presidente chinês, Xi Jinping, apresentou uma proposta de quatro pontos para promover a conservação da biodiversidade global, que teve um grande apelo e injetou forte ímpeto político na governança mundial desta área.
O ministro chinês disse que, durante a reunião, foram ouvidos discursos de 190 representantes de 124 partes signatárias, dois países observadores e 64 organizações e instituições, contribuindo com sabedoria e força para a formulação de um Quadro de Biodiversidade Global pós-2020 com equilíbrio entre ambição e pragmatismo, e expressando a forte vontade de todas as partes de que as medidas sejam implementadas o quanto antes.