Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Presidente chinês publica um artigo assinado na mídia da Arábia Saudita

(221207) -- RIYADH, Dec. 7, 2022 (Xinhua) -- Chinese President Xi Jinping is warmly greeted upon his arrival by Governor of Riyadh Province Prince Faisal bin Bandar Al Saud, Foreign Minister Prince Faisal bin Farhan Al Saud, Minister Yasir Al-Rumayyan who works on China affairs and other key members of the royal family and senior officials of the government at the King Khalid International Airport in Riyadh, Saudi Arabia, Dec. 7, 2022. Chinese President Xi Jinping arrived here Wednesday afternoon to attend the first China-Arab States Summit and the China-Gulf Cooperation Council (GCC) Summit, and pay a state visit to Saudi Arabia at the invitation of King Salman bin Abdulaziz Al Saud of Saudi Arabia. (Xinhua/Huang Jingwen)

Em 8 de dezembro, o presidente Xi Jinping publicou um artigo assinado no jornal saudita Al Riyadh, por ocasião de sua chegada a Riad, capital da Arábia Saudita, para participar da Cúpula China-Estados Árabes e da Cúpula China-Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), e para fazer uma visita de Estado à Arábia Saudita. 

No artigo, Xi Jinping apontou que as nações árabes são importantes países em desenvolvimento e uma força importante na defesa da justiça internacional. Nos últimos 10 anos, as relações sino-árabes entraram em uma nova era com uma série de realizações marcantes em vários campos. A China e os países árabes estabeleceram coletivamente parcerias estratégicas para uma cooperação abrangente e um desenvolvimento comum e orientado ao futuro. Os países árabes apoiam firmemente o princípio de uma só China e apoiam o país na salvaguarda de seus interesses fundamentais. Após o surto da pandemia de Covid-19, a China e os países árabes trabalharam juntos para apoiar um ao outro e realizaram uma cooperação eficiente na pesquisa e uso de vacinas, prevenção e controle conjuntos da epidemia, e no compartilhamento de experiências, dando um exemplo de solidariedade na luta contra a pandemia. 

Tanto a China quanto os países árabes enfrentam as tarefas históricas de revitalizar sua nação e acelerar seu desenvolvimento. Sob as novas circunstâncias, a China vai trabalhar junto com os países árabes para herdar o espírito de amizade e construir uma comunidade sino-árabe de futuro compartilhado na nova era. 

Durante muito tempo, as relações entre a China e os países do CCG têm mantido um desenvolvimento saudável e estável, e a cooperação em vários campos tem sido extensa, profunda e frutífera. Olhando para o futuro, a China tomará o estabelecimento e o fortalecimento da parceria estratégica com os países do CCG como uma oportunidade para consolidar a amizade tradicional e aprofundar a confiança mútua. Também continuará apoiando firmemente os países do CCG na salvaguarda da sua soberania, independência, segurança e estabilidade, bem como na aceleração da integração e na concretização de um desenvolvimento diversificado.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Arábia Saudita, as relações bilaterais têm mantido um desenvolvimento estável, e a cooperação entre os dois países avançou ainda mais nos últimos 10 anos. Ambos os lados respeitam a soberania e o caminho de desenvolvimento um do outro, respeitam a história e as tradições culturais um do outro, apoiam mutuamente na manutenção da segurança e estabilidade nacional, e realizam uma estreita colaboração estratégica. A China aproveitará esta visita para fortalecer sua parceria estratégica

Sair da versão mobile