Nanning/Hanói — Em Pingxiang, um distrito fronteiriço da cidade de Chongzuo, no sul da China, na Região Autônoma de Guangxi Zhuang, caminhões de caçamba e contêineres transportando frutas, materiais de construção e equipamentos industriais estão fazendo fila para cruzar a fronteira entre a China e o Vietnã.
O distrito, com cerca de 130.000 habitantes, assistiu ao rápido crescimento do comércio e à cooperação prática ainda mais estreita entre os dois países vizinhos nos últimos anos, o que deu também um forte impulso ao comércio local e ao desenvolvimento económico e trouxe mais benefícios para as populações de ambos países.
Depois que a China e o Vietnã normalizaram seu relacionamento há mais de 30 anos, eles forjaram uma parceria de cooperação estratégica abrangente em 2008, e os dois países vêm mantendo comunicação em todos os níveis e trabalhando juntos para intensificar a sinergia nas estratégias de desenvolvimento, facilitar a cooperação prática, promover intercâmbios culturais e interpessoais e promover a conectividade regional.
Com esforços conjuntos, a cooperação dos dois países vem avançando de forma constante. A China continua sendo o maior parceiro comercial do Vietnã e o segundo maior destino de exportação, enquanto o Vietnã continua sendo o maior parceiro comercial da China na Associação das Nações do Sudeste Asiático. A cooperação bilateral em áreas como investimento, infraestrutura e energia verde também floresceu.