Beijing — Pesquisadores de instituições chinesas e americanas que estudam registros sedimentares na parte norte do Mar do Sul da China determinaram recentemente que o Rio das Pérolas em escala moderna foi formado há 30 milhões de anos.
Os cientistas fizeram muitas pesquisas sobre a história da evolução do Rio das Pérolas. Devido à falta de registros sedimentares contínuos e de alta resolução ao longo de um longo tempo geológico, sua história de evolução foi pouco compreendida.
Pesquisadores do Instituto de Oceanologia da Academia Chinesa de Ciências, Universidade Estadual da Louisiana e outras instituições chinesas e americanas usaram sedimentos do mais recente núcleo de perfuração em alto-mar no norte do Mar do Sul da Chinaneste estudo.
Eles reconstruíram a história evolutiva do Rio das Pérolas rastreando mudanças no conjunto de minerais argilosos e nas composições isotópicas de estrôncio-neodímio dos sedimentos.
O estudo, publicado na revista Earth and Planetary Science Letters, descobriu que o sistema de drenagem do Rio das Pérolas em escala moderna foi formado há 30 milhões de anos e começou a desempenhar um papel importante na evolução do ambiente sedimentar do norte do Mar do Sul da China.
A deformação tectônica, principalmente o planalto tibetano elevado do sudeste, contribuiu para a reversão topográfica no Bloco do Sul da China, promovendo assim a expansão para oeste e a formação do corpo principal do Rio das Pérolas, segundo o estudo.