Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Camboja lança exportações de longan para a China

Phnom Penh — O Camboja lançou na quinta-feira a exportação de longan para a China, marcando outra cooperação frutífera no setor agrícola entre os dois países.

O ministro cambojano da Agricultura, Florestas e Pescas, Dith Tina, e o embaixador chinês no Camboja, Wang Wentian, participaram da cerimônia de lançamento aqui.

Falando no evento, Tina disse que a cooperação prática na agricultura promoveu o desenvolvimento das relações amistosas Camboja-China, e as relações amistosas entre os dois países também forneceram um bom espaço de desenvolvimento para sua cooperação agrícola.

“De 2019 até o final de junho de 2022, o Camboja exportou um total de 2,4 milhões de toneladas de produtos agrícolas para a China, com um valor total de exportação de 1,942 bilhão de dólares americanos”, disse ele.

O ministro disse que a China é o maior mercado de exportação de arroz cambojano há vários anos e, desde 2019, o Camboja foi aprovado para exportar bananas, mangas, peixe Basa, milho e longan para a China um após o outro.

“Atualmente, os dois lados estão acelerando a exportação de pimenta cambojana, produtos aquáticos selvagens, animais aquáticos comestíveis, ninhos de pássaros, cocos etc. para a China”, disse ele.

Acredita-se que mais produtos agrícolas cambojanos poderão ser exportados para a China no futuro em benefício dos dois povos, disse Tina.

Enquanto isso, Wang disse que nos últimos anos, sob os cuidados dos líderes dos dois países, a cooperação agrícola entre a China e o Camboja mostrou grande vigor.

Em abril, os ministérios da agricultura dos dois países realizaram a segunda reunião do Comitê Diretor China-Camboja de Cooperação Agrícola, que esclareceu a direção principal da cooperação agrícola entre os dois lados no futuro, disse ele.

O projeto de planejamento de desenvolvimento agrícola auxiliado pela China no Camboja também começou a ser implementado, disse ele.

O embaixador disse que a cooperação entre os dois países no campo da pecuária também tem sido frutífera. As duas partes chegaram a um acordo sobre um memorando de entendimento sobre cooperação em medicamentos veterinários, produtos biológicos veterinários e aditivos para rações.

Ele acrescentou que, com os esforços de ambos os lados, o peixe Basa cambojano, milho e longan foram aprovados com sucesso para exportação para a China este ano.

“Hoje, testemunhamos a exportação bem-sucedida de longan cambojano para a China. Esta é outra conquista substantiva da cooperação agrícola China-Camboja sob a pandemia. Trará benefícios tangíveis para os dois povos e promoverá muito o desenvolvimento das relações amistosas China-Camboja “, disse Wang.

Tina e Wang emitiram licenças conjuntas para oito fábricas de embalagens do Camboja para exportar longan para a China.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo