Hefei, Clínicos descobriram em um novo estudo que a remoção de coágulos sanguíneos dentro de 12 horas após o início de um acidente vascular cerebral (AVC) pode melhorar visivelmente a saúde dos pacientes e reduzir as taxas de mortalidade.
Os resultados de uma equipe chinesa foram relatados no New England Journal of Medicine na quinta-feira. Os esforços foram liderados por pesquisadores do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Ciência e Tecnologia da China.
Eles realizaram um ensaio clínico randomizado e controlado envolvendo 340 pacientes com idade média de 66,5 anos em 36 centros clínicos na China.
Dois terços, ou 226, receberam cuidados médicos e uma trombectomia endovascular, procedimento cirúrgico para remoção de coágulos sanguíneos de artérias ou veias, em mediana de cinco horas após o acidente vascular cerebral isquêmico causado pela oclusão aguda da artéria basilar, enquanto o restante um terço recebeu apenas cuidados médicos como controle, de acordo com o estudo.
Verificou-se que o resultado da remoção de coágulos foi notavelmente melhor aos 90 dias, com a mortalidade ficando em 37% no grupo trombectomia e 55% no grupo controle.
“Os médicos geralmente fazem escolhas de tratamento, seja trombectomia endovascular ou simplesmente cuidados médicos, com base em sua experiência clínica, o que pode confundir tanto os médicos quanto as famílias dos pacientes”, disse Hu Wei, coautor do artigo e neurologista do hospital.
O estudo forneceu evidências convincentes sobre decisões clínicas para o tratamento do AVC, segundo os pesquisadores.