Beijing, — O principal planejador econômico da China disse nesta segunda-feira que manteria os preços domésticos da gasolina e do diesel inalterados devido à volatilidade dos preços internacionais do petróleo.
O preço internacional do petróleo tem visto flutuações desde 21 de setembro, com uma variação média de preços nos 10 dias úteis subsequentes de menos de 50 yuans (cerca de US$ 7,04) por tonelada. Portanto, os preços da gasolina e do diesel no mercado chinês não serão ajustados neste momento, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
Sob o atual mecanismo de preços, se os preços internacionais do petróleo bruto mudarem em pelo menos 50 yuans por tonelada, em média, dentro de 10 dias úteis, os preços de produtos petrolíferos refinados, como gasolina e diesel na China, serão ajustados em conformidade.
A comissão projetou que o preço internacional do petróleo, tendo flutuado mais intensamente no período recente, provavelmente verá um aumento leve.
Ele instou as três grandes companhias petrolíferas estatais, a China National Petroleum Corporation, a China Petrochemical Corporation e a China National Offshore Oil Corporation, a garantir o fornecimento de produtos petrolíferos e a implementação da política de preços do país.