Beijing, 13 jul – O comércio exterior de bens da China saltou 9,4% ano a ano, para 19,8 trilhões de yuans (US$ 2,94 trilhões) durante o primeiro semestre do ano, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira.
As exportações aumentaram 13,2% ano a ano, para 11,14 trilhões de yuans, enquanto as importações aumentaram 4,8% em relação a um ano atrás para 8,66 trilhões de yuans, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas.
“O crescimento do comércio exterior acelerou significativamente em maio e junho”, disse Li Kuiwen, porta-voz da administração.
À medida que a situação de prevenção e controle da epidemia melhora e as políticas pró-crescimento estão gerando efeitos, as empresas de comércio exterior retomaram o trabalho e a produção de forma ordenada desde maio.
“Em particular, a rápida recuperação das importações e exportações no Delta do Rio Yangtzé levou a uma recuperação acentuada no crescimento geral do comércio exterior da China”, disse Li.
O crescimento do comércio exterior da China acelerou para 14,3% em junho, em comparação com 9,5% em maio e 0,1% em abril.