Nanjing, 12 jul – Há dez anos, quando a Amanda Cássia Machado Xavier decidiu aceitar uma oferta da XCMG Brazil Manufacturing Co., Ltd., ela se tornou a primeira funcionária local da empresa chinesa no Brasil.
Amanda é da cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde a gigante chinesa de máquinas XCMG montou sua primeira base de fabricação no exterior, ou XCMG Brasil, para produzir equipamentos de construção, incluindo escavadeiras, guindastes e motoniveladoras.
De recepcionista e vendedora a diretora de contas, Amanda agora tem uma palavra a dizer como a XCMG Brasil se desenvolveu localmente e quais mudanças a empresa chinesa trouxe.
Funcionários brasileiros como ela adquiriram habilidades e aumentaram sua renda aqui, e ficaram mais confiantes, disse Amanda.
A XCMG Brasil pode fabricar anualmente cerca de 7.000 unidades de produtos de máquinas de construção e construiu o maior parque industrial de máquinas de construção da China no Brasil.
Muitas empresas brasileiras reduziram seu quadro de funcionários devido à pandemia da COVID-19, mas a fabricante chinesa ampliou o recrutamento de funcionários locais, dobrando o número de funcionários para mais de 800.
Também garantiu o operação normal das fábricas para atender a demanda do mercado local durante a pandemia. Isso mostra a força e a cadeia industrial completa da indústria manufatureira da China, acrescentou Amanda.
Como um dos cinco países do BRICS, o Brasil possui um mercado próspero para máquinas de construção, e tais equipamentos da XCMG têm sido amplamente aceitos no mercado. No primeiro trimestre de 2022, a receita de vendas da XCMG Brasil aumentou 490% ano a ano.
Em abril deste ano, a XCMG exibiu vários produtos emblemáticos, incluindo escavadeiras hidráulicas avançadas na 27ª Agrishow no Brasil e fechou um grande acordo de fornecimento de novos equipamentos de energia com uma empresa local de vendas e aluguel de equipamentos de mineração.
O Banco XCMG Brazil, o primeiro banco de empresas de manufatura no exterior da China que foi aprovado para negócios há dois anos, concedeu empréstimos de crédito totalizando mais de 400 milhões de reais e forneceu apoio financeiro para mais de 510 unidades de equipamentos.
Em maio de 2022, a XCMG assinou um contrato de aquisição do primeiro lote de equipamentos de mineração com a Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo com sede no Brasil, para fornecer serviços de máquinas e equipamentos para projetos de mineração na América do Sul.
Marco Braga, diretor de compras da Vale, observou que, como fornecedora da Vale, a XCMG capacitou a Vale a alavancar melhor a escala e a tecnologia da indústria de manufatura da China, que se desenvolveu rapidamente ao longo de décadas.
Ele acrescentou que, como parceira de longo prazo da China por quase meio século, a Vale não apenas forneceu continuamente minério de ferro e produtos de metais básicos de alta qualidade para a China, mas também cooperou com os principais fabricantes e prestadores de serviços da China para obter ganhos mútuos.
Segundo Wang Yansong, presidente da XCMG Brasil, como a economia que mais cresce na América do Sul, os setores de energia, transporte e infraestrutura do Brasil estão experimentando uma demanda de rápido crescimento.
Sob a Iniciativa do Cinturão e Rota, os produtos da XCMG continuarão a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, disse Wang.