Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Entrevista: Presidente do LegCo da RAEHK está confiante em boa relação entre executivo e legislativo

Hong Kong, 23 jun – O presidente do Conselho Legislativo (LegCo) da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), Andrew Leung Kwan-yuen, expressou otimismo sobre as interações positivas entre o governo da RAEHK e o órgão legislativo.

“Estou confiante de que o governo do novo mandato da RAEHK trabalhará em conjunto com o LegCo para iniciar novos capítulos de progresso para Hong Kong”, disse Leung em uma entrevista à Xinhua.

Revisando o trabalho do LegCo nos últimos 25 anos, Leung, que serviu como membro do legislativo por cinco mandatos, apontou que durante um período no passado, legisladores da oposição fizeram todos os esforços para minar a prática de “um país, dois sistemas” em Hong Kong e até mesmo conspiraram com forças externas hostis para manchar esse princípio.

Após a turbulência em 2019, que representou um desafio sem precedentes à prática de “um país, dois sistemas” em Hong Kong, as autoridades centrais tomaram medidas resolutas na promulgação da lei de segurança nacional e da melhoria do sistema eleitoral da região.

As ações trouxeram mudanças positivas ao LegCo, analisou Leung.

Em janeiro de 2022, os 90 membros do sétimo mandato do LegCo fizeram um juramento para defender a Lei Básica da RAEHK e juraram fidelidade à RAEHK em frente ao emblema nacional pela primeira vez em sua cerimônia de juramento.

“As ações tomadas pelas autoridades centrais garantiram o retorno do LegCo ao normal”, explicou Leung, acrescentando que a legislação que pode beneficiar a economia de Hong Kong e melhorar a subsistência das pessoas foi aprovada de forma eficiente.

Na sessão legislativa 2020-2021, o LegCo limpou um acúmulo de itens da agenda e aprovou um recorde de 46 projetos de lei do governo, mais que o dobro da média anual de cerca de 20 projetos de lei em sessões legislativas anteriores.

“Todas as mudanças são o resultado da implementação do princípio ‘patriotas administrando Hong Kong'”, salientou Leung. “O sétimo mandato do LegCo eleito sob o novo sistema eleitoral barrou aqueles que conspiraram com forças externas hostis de entrarem na legislatura.”

Sob o princípio de “patriotas administrando Hong Kong”, os membros do LegCo provenientes de uma diversidade de origens se concentrarão em servir e buscar a felicidade para os residentes da região, em vez de serem um obstáculo para o governo da RAEHK, muito menos trabalhando para forças externas, acrescentou.

Olhando para o futuro, Leung garantiu que os membros do LegCo estão prontos para trabalhar com o novo governo da RAEHK para abordar questões profundamente enraizadas, incluindo moradia, desenvolvimento de jovens, cuidados a idosos e cuidados de saúde.

“Através de interações mútuas construtivas entre as autoridades executivas e a legislatura, Hong Kong certamente alcançará uma boa governança”, acrescentou.

Saudando “um país, dois sistemas” como uma visão histórica, Leung pediu aos membros do LegCo que sempre se mantenham fiéis a esse princípio, tomando o “um país” como base.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo