Beijing, 27 mai – Um porta-voz da defesa chinesa disse nesta quinta-feira que o esquema dos Estados Unidos sobre a questão de Taiwan é conhecido por todos e que a tentativa dos EUA de conter a China usando Taiwan é apenas um pensamento desejoso.
Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, fez as observações em resposta às expressões contraditórias do Departamento de Estado dos EUA sobre a política relacionada a Taiwan.
Observando que os Estados Unidos têm tentado acabar com o princípio de Uma Só China, Wu alertou que qualquer ação desse tipo trará danos ao próprio país.
Wu disse que há apenas uma China no mundo e Taiwan é parte inalienável da China, e que o governo da República Popular da China é o único governo legítimo representando toda a China. “Este é um consenso universal da comunidade internacional e uma norma comumente reconhecida que rege as relações internacionais.”
Wu observou que as recentes visitas de certos senadores dos EUA a Taiwan, onde fizeram comentários provocativos, foram protagonismo político.
“A China se opõe firmemente a isso”, disse Wu.
“Aqueles que clamam fazer a parte continental da China pagar um preço devem se preparar para pagar o preço sozinhos”, disse Wu.