Lanzhou, 27 mai – Uma exposição com modelos da arquitetura pintada nos murais das Grutas de Mogao foi inaugurada na cidade de Dunhuang, Província de Gansu, noroeste da China.
Um total de 419 itens, incluindo modelos de cavernas feitos de papel, modelos arquitetônicos impressos em 3D e representações digitais dos murais nas Grutas de Mogao, estão em exibição após sete anos de planejamento, de acordo com a Academia Dunhuang.
A academia transformou os pavilhões, terraços e torres retratados em 26 murais em modelos arquitetônicos, disse Fu Hualin, pesquisador do centro. Esta é a primeira vez que a academia dá vida à arquitetura retratada nos murais em grande escala.
A maior exposição é um complexo de templos budistas da Dinastia Tang (618-907). Com um diâmetro de 4 metros, o modelo levou um ano para os pesquisadores construírem.
“Esses modelos não são apenas semelhantes à arquitetura dos murais, mas também têm boa estabilidade”, disse Fu.
Pesquisadores da Academia começaram a estudar a arquitetura retratada nos murais na década de 1940, dando apoio acadêmico para a exposição, segundo Fu.
A entrada para a exposição permanente será gratuita ao público, disse a academia.
As Grutas de Mogao são patrimônio mundial da UNESCO e abrigam uma vasta coleção de obras de arte budistas — mais de 2 mil esculturas coloridas e 45 mil metros quadrados de murais.