Beijing – Os países do BRICS se comprometeram a intensificar os diálogos sobre políticas e realizar pesquisas conjuntas para promover a cooperação ambiental em mudanças climáticas, biodiversidade e conservação marinha em uma reunião realizada na sexta-feira.
A 8ª reunião de ministros do Meio Ambiente do BRICS foi organizada pela China via videoconferência e contou com a presença de representantes das autoridades de proteção ambiental da África do Sul, Brasil, Rússia e Índia.
Observando que a cooperação entre os países do BRICS é agora parte integrante dos esforços ambientais globais, o ministro da Ecologia e Meio Ambiente da China, Huang Runqiu, disse que todos os lados devem trabalhar mais estreitamente por um futuro de baixo carbono e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas.
A China propôs uma cooperação pragmática mais profunda em áreas como parcerias intermunicipais para sustentabilidade e tecnologia ambiental.
Todos os lados precisam se unir nas inovações tecnológicas de baixo carbono e fornecer aos países em desenvolvimento e ao mundo soluções para proteção ambiental, disse Huang.