Beijing, 19 mai – Cientistas chineses descobriram um novo gene que pode aprimorar a produção do trigo através do aumento de sua tolerância à seca e a eficácia no uso de nitrogênio, anunciou a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS, em inglês).
A seca e a deficiência de nitrogênio são os principais fatores limitantes que afetam a produção global de trigo, afirmou Ma Youzhi, da CAAS.
Aumentar geneticamente a tolerância à seca e a eficácia no uso de nutrientes permite uma produção sustentável e estável de trigo em áreas onde há escassez de água e baixa fertilidade do solo devido ao aquecimento global e à diminuição de recursos naturais, explicou Ma.
Pesquisadores da CAAS clonaram o GmTDN1, um gene codificando um fator de transcrição semelhante ao DREB, de uma variedade de soja resistente ao estresse e o introduziram em duas variedades modernas de trigo de inverno. As variedades de trigo apresentaram melhorias significativas na tolerância à seca e baixo nitrogênio.
A descoberta tem o potencial de contribuir para a segurança alimentar global, melhorando a tolerância à seca e a eficácia no uso de nitrogênio das culturas de cereais, segundo o estudo publicado recentemente na revista Plant Biotechnology Journal.