Hangzhou, 11 mai (Xinhua) — As autoridades locais de Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, leste da China, divulgaram o mais recente regulamento sobre a proteção e gestão do Parque Nacional do Pântano Xixi, com as novas regras entrando em vigor em 1º de junho.
O regulamento, emitido na terça-feira, especifica o alcance do parque e destaca os esforços para conservar ainda mais os ecossistemas originais da área.
Com uma área total de 11,5 quilômetros quadrados, o Parque Nacional de Pântano Xixi é o primeiro parque nacional de zonas úmidas da China. Aberto ao público desde 2005, possui raros pântanos situados em paisagens urbanas modernas.
De acordo com o regulamento, espera-se que o governo municipal estabeleça um mecanismo de coordenação para a proteção e a gestão do parque.
A fim de proteger a ecologia local, o regulamento estabelece que os corpos d’água e suas fontes dentro do parque devem permanecer em seu estado ecológico original. É proibida a descarga de águas residuais e de esgoto no parque. Ao mesmo tempo, as instalações de produção que podem causar poluição são proibidas no parque e suas áreas de proteção circundantes, assim como os locais de despejo de resíduos e aterros sanitários, de acordo com o documento.
O regulamento também dá atenção às regras para introdução de espécies exóticas e liberação de animais no parque, e exige que a administração dele realize monitoramento, prevenção e controle adequados de organismos nocivos.
A caça de fauna terrestre fica proibida, assim como o corte, transplante e poda de árvores sem autorização. Qualquer coleta de recursos vegetais no parque também está sob estrito controle.