Changsha, 3 mai – O oitavo sobrevivente foi retirado dos escombros 79 horas depois que um prédio residencial de construção própria desabou na Província de Hunan, centro da China, segundo repórteres da Xinhua no local.
A jovem foi resgatada por volta das 19h20 de segunda-feira, apesar de mais de três dias terem se passado desde o desastre.
O desabamento ocorreu às 12h24 de sexta-feira no distrito de Wangcheng, na capital Changsha. Acredita-se que um total de 23 pessoas tenham ficado presas no prédio, de acordo com uma investigação preliminar.
Liu Xiangfeng, especialista médico do 2º Hospital Xiangya da Universidade Centro-Sul, disse que a vítima resgatada na segunda-feira teve seus membros inferiores presos pelos escombros, criando grande dificuldade para as equipes de resgate.
A equipe médica de emergência usou tubos de infusão de cerca de 3 metros de comprimento para entregar solução salina normal a ela. Eles também conseguiram fornecer os primeiros socorros para parar o sangramento e aliviar a dor antes que ela fosse retirada com sucesso.
As equipes de resgate continuam sua busca por mais sobreviventes, apesar da expiração do “período dourado” de 72 horas, e o local de resgate permanece bem iluminado.
Eles construíram estruturas de cimento para navegar pelos escombros com segurança e evitaram o uso de máquinas para evitar a criação de vibrações. O processo de busca manual no local está sendo auxiliado por detectores de vida e cães de busca e resgate.