Beijing, 25 mar (Xinhua) — O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone na tarde de sexta-feira com o presidente eleito da República da Coreia, Yoon Suk-yeol.
Xi estendeu mais uma vez parabéns a Yoon por sua eleição como presidente da República da Coreia.
Ele destacou que a China e a República da Coreia são vizinhos próximos permanentes que não podem se afastar, e também são parceiros inseparáveis, acrescentando que a China deu sempre importância às suas relações com a República da Coreia.
Com esforços conjuntos dos dois lados, as relações bilaterais se desenvolveram rapidamente de maneira abrangente e os dois países se tornaram parceiros estratégicos, ressaltou Xi.
Os fatos provam que o desenvolvimento das relações China-República da Coreia está de acordo com os interesses fundamentais dos dois países e de seus povos, além de promover a paz e o desenvolvimento regional, acrescentou.
Observando que este ano marca o 30º aniversário das relações diplomáticas bilaterais, Xi assinalou que os dois países devem aproveitá-lo como uma oportunidade para manter o respeito recíproco, fortalecer a confiança política mútua, reforçar a amizade interpessoal e impulsionar o desenvolvimento estável e de longo prazo das relações China-República da Coreia.
Atualmente, a comunidade internacional está enfrentando múltiplos desafios, disse Xi, enfatizando que a China e a República da Coreia têm a responsabilidade de manter a paz regional e promover a prosperidade mundial.
O lado chinês está disposto a trabalhar com a República da Coreia no fortalecimento das cooperações internacional e regional e envidar esforços ativos para garantir a estabilidade e a fluidez das cadeias industriais e de suprimentos globais, destacou.
Ele também pediu a salvaguarda do sistema internacional centrado na ONU e a ordem internacional baseada no direito internacional, assim como a promoção da construção de um sistema de governança global mais justo e racional.