Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Paquistão e China estão prontos para fortalecer laços e expandir cooperação

Islamabad – Paquistão e China estão prontos para fortalecer as relações bilaterais e impulsionar a cooperação em áreas emergentes, como tecnologia da informação, comércio eletrônico e economia digital.

Em uma reunião com o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, na terça-feira, o presidente paquistanês, Arif Alvi, disse que o Paquistão e a China desfrutaram de relações amistosas nas últimas décadas, caracterizadas por sólida unidade, apoio mútuo e assistência mútua, com cooperação bilateral cada vez mais aprimorada em todos os campos.

O Paquistão, como sempre, seguirá inabalavelmente a política de Uma Só China, apoiará as posições da China em seus interesses centrais nas questões de Taiwan, Hong Kong e Xinjiang, enfatizou o presidente.

Paquistão e China têm visões idênticas sobre questões internacionais e regionais, e o Paquistão se opõe a qualquer tentativa de todas as forças externas de conter o desenvolvimento da China, disse ele.

A construção do Corredor Econômico China-Paquistão produziu resultados frutíferos que melhoraram significativamente a vida do povo paquistanês, observou o presidente.

De sua parte, Wang disse que a amizade China-Paquistão resistiu ao teste do cenário internacional em evolução e é sólida como rocha, observando que a confiança mútua e o apoio mútuo são as características mais distintivas da parceria de cooperação estratégica sob todas as condições climáticas entre China e Paquistão.

Enfatizando que a China sempre foi um parceiro estratégico de longo prazo e mais confiável do Paquistão, Wang disse que o lado chinês apoia firmemente o Paquistão na salvaguarda de sua soberania, segurança e dignidade nacional.

Wang acrescentou que a China também apoia firmemente o desenvolvimento, a revitalização e a prosperidade do Paquistão, e apoia firmemente o Paquistão a desempenhar um papel mais importante na arena internacional e regional.

A China está pronta para trabalhar com o Paquistão para promover a cooperação em áreas tradicionais, expandir a cooperação em áreas emergentes, como tecnologia da informação, comércio eletrônico e economia digital, aumentar o investimento em projetos sociais e de subsistência no Paquistão e realizar mais “pequenos mas bonitos” projetos de cooperação, disse ele.

A China está disposta a incentivar mais empresas chinesas qualificadas a investir e iniciar negócios no Paquistão, bem como ajudar o Paquistão a melhorar sua capacidade de desenvolvimento independente para que o Paquistão possa embarcar em um caminho de desenvolvimento que se adapte às suas condições nacionais, disse Wang.

Wang enfatizou que, devido às mudanças centenárias, a pandemia que ocorre uma vez a cada século e o constante transbordamento da crise da Ucrânia, a paz e o desenvolvimento no mundo de hoje enfrentam fatores mais inseguros e instáveis.

A China está pronta para fortalecer a comunicação estratégica, a unidade e a coordenação com os países em desenvolvimento, incluindo o Paquistão e a Organização da Cooperação Islâmica, de modo a injetar mais estabilidade na região e no mundo e dar mais contribuições para a paz, a segurança e o desenvolvimento mundiais, acrescentou.

Apreciando a China por defender a justiça e a equidade na arena internacional por um longo tempo, o presidente paquistanês expressou sua vontade de trabalhar com o lado chinês para salvaguardar as normas básicas das relações internacionais, como respeito mútuo, não interferência nos assuntos internos e boa vizinhança.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo