Beijing, 22 mar – A China decidiu fornecer mais suprimentos de ajuda humanitária à Ucrânia no valor de 10 milhões de yuans (US$ 1,57 milhão), anunciou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira.
Wang Wenbin revelou em uma coletiva de imprensa diária que esta oferta adicional foi baseada no desenvolvimento da situação e nas necessidades reais da Ucrânia. A Cruz Vermelha da China já havia fornecido 5 milhões de yuans em suprimentos de ajuda humanitária ao país.
“A China presta muita atenção às baixas civis no conflito Rússia-Ucrânia”, disse Wang, observando que a prioridade maior para a comunidade internacional nesse momento é lidar com a provável crise humanitária de grande escala.
Wang disse que a China elaborou uma iniciativa de seis pontos para o alívio da situação humanitária na Ucrânia e adotou ações concretas, incluindo o fornecimento de suprimentos.
“A China continuará desempenhando um papel construtivo na amenização da situação na Ucrânia e está pronta para fazer seus próprios esforços para superar a crise humanitária”, afirmou.