Hefei, 21 mar – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, realizou no domingo conversações com o ministro das Relações Exteriores da Argélia, Ramtane Lamamra, e com a ministra das Relações Exteriores da Tanzânia, Liberata Mulamula.
Durante a conversação com Lamamra, que está em visita à China, Wang disse que, para além de certos países que se preocupam com jogos geográficos, há muitos países como a China e a Argélia que têm longas histórias e favorecem a paz e a justiça.
Ele convocou esses países a se unirem e melhorarem a unidade e a coordenação para promover o processo de democracia nas relações internacionais.
Lamamra disse que a Argélia aprecia a posição da China sobre a crise da Ucrânia e acredita que a abordagem da China, que representa a equidade e a justiça internacionais, e testemunha a promoção da paz, estabilidade e segurança, é correta e promissora.
Ao conversar com Mulamula através de videoconferência, Wang observou que a amizade China-Tanzânia tem se enraizado no coração dos povos. Ele disse que a China está disposta a ver suas relações com a Tanzânia de uma perspectiva estratégica e de longo prazo.
Wang disse que a China está pronta para continuar a aprofundar a parceria cooperativa abrangente com a Tanzânia e fazer maiores contribuições para as capacidades de desenvolvimento auto-confiantes da África.
Mulamula, que está fazendo uma visita virtual à China, disse que a Tanzânia está comprometida em construir suas relações com a China em uma nova referência aos laços África-China.