Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Fabricante de aviões brasileiro mira mercado de carga aérea em expansão da China

Por Hu Tao, repórter da Xinhua

Beijing, 17 mar – A fabricante brasileira de aviões Embraer está otimista com o crescente mercado de carga aérea da China e está disposta a apoiar o progresso dos setores na cooperação com parceiros locais, afirmaram os executivos seniores da empresa.

“A China tem desempenhado papéis-chave na manutenção da cadeia de suprimentos e da cadeia industrial global, especialmente durante o período da pandemia global, destacando o valor do setor de carga aérea”, disse Guo Qing, diretor-gerente da Embraer China.

O crescimento de alta qualidade do país criará novas oportunidades de mercado para os agentes globais, acrescentou Guo.

O mercado de carga aérea da China é um destaque no mercado global, segundo Guo, e assim como outros mercados, é alimentado por demandas dos setores de comércio eletrônico e logística. Mostra também exigências únicas e ecologia de mercado em linha com as condições socioeconômicas e o ambiente geográfico do país, disse.

Em 2021, a China processou até 108,3 mil milhões de encomendas expressas, um aumento anual de 29,9%. O volume de encomendas representou metade do total global, mostram as estatísticas do departamento estatal de correios.

“Um mercado de carga aérea melhorado será alimentado pelo paradigma de desenvolvimento da dupla circulação da China, onde os mercados interno e externo se reforçam mutuamente”, explicou Guo.

Ele disse que a atualização do consumo do país promoverá a indústria logística, incluindo o crescente setor de cadeia fria de carga aérea, e a atualização da indústria impulsionará a reconstrução da cadeia industrial.

“Ambas as atualizações exigirão serviços de logística aérea mais rápidos e mais eficientes. A Embraer lançou recentemente o projeto de conversão de aeronaves de passageiros para cargueiros da série E-Jet, para fornecer ao mercado cargueiros de pequeno porte e de carga normal”, apontou.

A Embraer prevê uma demanda de mercado para cerca de 700 cargueiros de pequeno porte e de carga normal nos próximos 20 anos. Entre os quais, o mercado chinês deverá demandar 240 cargueiros desse porte, representando 34% do total global.

“Além de vários modelos de aeronaves, a Embraer também pode fornecer aos clientes serviços de ciclo de vida completo, desde suporte de peças de reposição até leasing financeiro, entre outros”, disse Mike Xu, diretor de operações da Embraer China.

“Juntamente com os parceiros locais, também estabelecemos uma rede completa de treinamento de pilotos para melhor atender nossos clientes chineses”, acrescentou Xu.

Até o final de 2025, a China terá mais de 270 aeroportos de transporte civil, que atenderão 17 milhões de voos por ano, de acordo com um plano de desenvolvimento da indústria de aviação civil do país durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).

O setor de aviação civil do país lidará com 930 milhões de viagens de passageiros e 9,5 milhões de toneladas de carga e encomendas anualmente até 2025, segundo o plano divulgado pela Administração Estatal de Aviação Civil da China.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo