Beijing, 25 fev – O veículo de lançamento tripulado de nova geração da China pode ter uma primeira etapa reutilizável que pode fazer um pouso vertical suave, informou o jornal Science and Technology Daily nesta sexta-feira.
A primeira etapa reutilizável pode realizar a desaceleração do motor durante a reentrada e se controlar e desacelerar por lemes pneumáticos, revelou Wang Xiaojun, chefe da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, subordinada à China Aerospace Science and Technology Corporation.
Durante o pouso, a primeira etapa será ainda mais desacelerada e protegida por um sistema de recuperação tipo malha no solo, que alocará mais componentes de retorno do foguete ao solo para reduzir a carga do veículo lançador, explicou Wang em um recente simpósio internacional sobre o desenvolvimento de voos espaciais tripulados.
O veículo de lançamento tripulado de nova geração adotará um design modular e universal com capacidade de transporte de tripulação e de carga.
Ele adotará uma configuração de duas etapas com uma capacidade de carga em órbita baixa da Terra de cerca de 14 toneladas para missões de estações espaciais próximas ao planeta e uma configuração de três etapas mais um booster com uma capacidade de carga em órbita de transferência lunar de cerca de 27 toneladas para explorações além da Lua.
O atual programa espacial tripulado da China usa principalmente foguetes transportadores Longa Marcha-2F, Longa Marcha-7 e Longa Marcha-5B.