Beijing, 16 fev (Xinhua) — Os Estados Unidos apreenderam bens do Afeganistão sem o consentimento do povo afegão, o que é equivalente a um roubo, declarou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, nesta terça-feira, pedindo aos Estados Unidos que suspendam o congelamento.
O porta-voz fez as declarações em uma coletiva de imprensa quando solicitado a comentar sobre a ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, sobre os ativos congelados de US$ 7 bilhões do Banco Central do Afeganistão.
Sem o consentimento do povo afegão, os EUA deliberadamente alienaram bens que pertencem ao povo afegão, inclusive mantendo-os como seus próprios bens. “Isso não é diferente da conduta dos bandidos”, afirmou Wang.
Este último exemplo mais uma vez revelou que a “ordem baseada em regras” que os EUA alegam defender não é o tipo de regras e ordem para defender os fracos e a justiça, mas para manter sua própria hegemonia, observou Wang.
Como responsáveis pela crise afegã, os Estados Unidos não devem agravar o sofrimento do povo afegão, disse.
Os Estados Unidos devem descongelar os bens, suspender as sanções unilaterais ao Afeganistão o mais rápido possível e assumir suas devidas responsabilidades para aliviar a crise humanitária neste país, acrescentou