Beijing, 8 fev – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou nesta segunda-feira por telefone com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian.
Amir Abdollahian expressou parabéns pela esplêndida cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing e disse que os Jogos serão um sucesso. Estendendo saudações de Ano Novo Lunar ao povo chinês, ele enfatizou que o Irã está disposto a manter intercâmbios mais estreitos com a China em todos os aspectos para aprofundar ainda mais a parceria estratégica abrangente entre os dois países.
Notando que o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, enviou recentemente uma carta ao presidente chinês, Xi Jinping, para parabenizar a China por ser anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, e o próprio ministro iraniano das Relações Exteriores apoiou a China em chinês nas redes sociais, Wang expressou gratidão e desejou aos atletas iranianos bom desempenho nos Jogos.
A China continuará a aprofundar a cooperação mutuamente benéfica entre os dois países em várias áreas, a fortalecer a comunicação e a coordenação com o Irã em assuntos internacionais e regionais e enriquecer sua parceria estratégica abrangente, disse Wang.
Amir Abdollahian informou Wang sobre os últimos progressos nas negociações sobre a retomada da implementação do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, em inglês).
Ele disse que o Irã está firmemente comprometido em chegar a um acordo através de negociações, salvaguardando efetivamente os interesses nacionais do país. Qualquer acordo deve ser alcançado através de consulta e negociação e não pode ser unilateralmente imposto aos outros. O texto final deve ser resultado de consultas conjuntas, acrescentou.
Por sua vez, Wang disse que a China aprecia a posição básica do Irã de resolver a questão através de negociações e apoia este país a apresentar exigências razoáveis durante as negociações.
No geral, as negociações estão caminhando positivamente para a solução final da questão. A China acredita que os direitos e interesses legítimos do Irã receberão total atenção de todas as partes, disse Wang.
A China está pronta para trabalhar com as partes relevantes para continuar a fazer esforços construtivos para retomar antecipadamente a implementação do JCPOA, acrescentou.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre a questão afegã.