Beijing – O primeiro-ministro Li Keqiang realizou na tarde de quarta-feira um simpósio em Beijing com representantes de especialistas estrangeiros que trabalham na China antes da Festa da Primavera ou o Ano Novo Lunar chinês.
Li estendeu as saudações do Ano Novo Lunar aos especialistas estrangeiros e agradeceu-lhes por suas contribuições para a reforma, abertura e modernização da China.
Especialistas dos países como Reino Unido e África do Sul compartilharam seus conselhos e sugestões.
Li disse que a China fez conquistas significativas no desenvolvimento social e econômico no ano passado, apesar dos graves desafios e riscos internos e externos.
O país priorizou o emprego em sua macropolítica e revitalizou as entidades do mercado por meio de cortes de impostos e taxas, disse Li. “Implementamos políticas na intensidade adequada, deixando espaço político para este ano para enfrentar os desafios”.
Diante da nova pressão econômica para baixo, Li enfatizou que o país fortalecerá os ajustes inter-cíclicos para manter a economia do país funcionando dentro de uma faixa apropriada.
A China fortalecerá os ajustes direcionados, tomará medidas oportunas e eficazes para lidar com os desafios, estabilizará as expectativas do mercado e aumentará a confiança do mercado, segundo o premiê.
Ele acrescentou que a China tomará medidas mais ousadas para aliviar as dificuldades enfrentadas pelas empresas, incluindo a implementação de cortes de impostos e taxas, redução dos custos de financiamento de micro, pequenas e médias empresas e expansão das demandas efetivas.
Enfatizando que a abertura é uma política de Estado fundamental na China, Li disse que a China continuará promovendo a abertura de alto nível e proporcionará mais conveniência para especialistas estrangeiros trabalharem e viverem na China.