Fuzhou – A segunda unidade nuclear da China que utiliza o Hualong One, um reator nuclear de terceira geração desenvolvido nacionalmente, começou a produzir eletricidade, abrindo caminho para a operação comercial.
A unidade Nº 6 na cidade de Fuqing, Província de Fujian, no leste da China, foi conectada à rede elétrica às 22h35 deste sábado e iniciou a geração de eletricidade, de acordo com a Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC).
A equipe no local confirmou que a unidade estava em boas condições e todos os indicadores técnicos atenderam aos requisitos de projeto.
De acordo com a CNNC, cada unidade de eletricidade nuclear que usa o Hualong One tem uma capacidade instalada de 1,16 milhão de quilowatts. Espera-se que gere cerca de 10 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade todos os anos, o equivalente à redução do consumo de 3,12 milhões de toneladas de carvão-padrão e de 8,16 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.
A primeira unidade do Hualong One no mundo foi colocada em uso comercial em 2021 em Fuqing e a primeira fora da China, no Paquistão.