Beijing — Beijing basicamente não terá dias de poluição pesada até 2025 e os outros indicadores de qualidade ambiental serão melhorada constantemente, segundo um plano de proteção do ambiente ecológico divulgado nesta quarta-feira.
A capital se esforçará para manter a concentração média de PM2,5 em 35 microgramas por metro cúbico até 2025, de acordo com o Plano de Proteção Ecológica e Ambiental de Beijing (2021-2025).
O plano enfatiza uma abordagem holística para proteger e restaurar montanhas, rios, florestas, fazendas, lagos e pastagens, com a redução do carbono como prioridade estratégica. Beijing também promoverá o controle da poluição, a proteção ecológica e a transformação verde abrangente do desenvolvimento econômico e social durante o período de cinco anos, disse Liu Xianshu, vice-diretor do Departamento Municipal de Ecologia e Meio Ambiente de Beijing.
A partir de cinco dimensões de desenvolvimento de baixo carbono, ar mais fresco, água mais limpa, solo mais seguro e ecologia mais habitável, o plano estabeleceu 16 indicadores-alvo, incluindo intensidade de emissão de carbono e concentração média anual de PM2,5, disse Liu.
O plano prevê que o ambiente ecológico será fundamentalmente melhorado e o fornecimento de produtos ecológicos de alta qualidade será mais suficiente em Beijing até 2035.