Beijing — Existem três “características principais” no método da China para uma governança sólida: um partido avançado, uma filosofia centrada nas pessoas e uma visão de mundo focada no desenvolvimento, disse um relatório divulgado nesta terça-feira pela New China Research (NCR), o think tank da Agência de Notícias Xinhua, da China.
A seguir estão os destaques das três características, mencionadas no relatório de pesquisa intitulado “Perseguindo Valores Comuns da Humanidade — Abordagem da China para Democracia, Liberdade e Direitos Humanos”.
– Partido avançado
O Partido Comunista da China (PCC) representa os interesses fundamentais da esmagadora maioria do povo e não representa os de nenhum grupo de interesse, de nenhum grupo poderoso ou de nenhuma classe privilegiada.
Sua governança se concentra na estabilidade de longo prazo do país, não em campanhas eleitorais de curto prazo. Como característica proeminente de um partido político avançado, o PCC sempre atuou pelo interesse do povo, acompanhou a tendência do progresso da humanidade e da época levando em conta a situação geral, coordenou-se com todos os partidos, uniu e organizou todas as forças e recursos políticos, e lutou pela felicidade de todo o povo e pela revitalização da nação chinesa.
Ao contrário da chamada “ditadura de partido único” mal interpretada pelo mundo exterior, o novo sistema de partidos políticos da China pode ser percebido como uma prática democrática de “1+8+N”. Existem oito partidos políticos não pertencentes ao PCC, àqueles sem qualquer afiliação partidária e membros do público em geral, que podem participar da agenda democrática do país por diversos meios.
– Filosofia centrada no povo
Somente quando o método “centrado nas pessoas” é tomada como o ponto de partida da decisão política é que o povo pode confiar na eficácia da política. É um credo do partido no poder na China que o apoio do povo é a maior prioridade política.
O objetivo do PCC é servir as pessoas de todo o coração; sua aspiração inicial e missão fundamental é buscar a felicidade para o povo e a revitalização da nação; e colocar o povo em primeiro lugar está consagrado em seus valores.
Na governança da sociedade chinesa moderna, “serviço” tornou-se uma palavra-chave e “satisfação do povo” tornou-se um novo parâmetro de realizações políticas.
– Visão de mundo focada no desenvolvimento
Por mais de 70 anos, o PCC e o governo têm se concentrado no desenvolvimento, permitindo que o povo chinês ganhe cada vez mais liberdade e direitos democráticos.
Por sua vez, mais liberdade e direitos democráticos promoveram ainda mais o desenvolvimento de todo o país. Os resultados do desenvolvimento continuam a ajudar a melhorar a governança democrática para que os direitos das pessoas sejam mais bem protegidos.