Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Descoberta nova droga para matar células senescentes em camundongos e prolongar vida útil

Beijing — Pesquisadores chineses descobriram que um extrato de sementes de uva pode matar e limpar seletivamente células senescentes em camundongos e estender sua vida útil.

Espera-se que o extrato polifenólico, ou seja, procianeno C1, retarde, alivie ou impeça patologias relacionadas à idade como uma intervenção clínica, previu o estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature Metabolism.

As células senescentes, que podem se acumular in vivo, são a principal causa de doenças relacionadas ao envelhecimento. Nos últimos anos, cientistas provaram que a limpeza de células senescentes em camundongos pode aliviar o envelhecimento precoce e estender sua vida útil média.

Pesquisadores do Instituto de Nutrição e Saúde de Shanghai, sob a Academia Chinesa de Ciências, examinaram uma série de produtos naturais e descobriram que o extrato polifenólico de semente de uva tem efeitos específicos sobre as células senescentes em modelos de camundongos.

O extrato poderia matar seletivamente células senescentes em vários tecidos e órgãos, melhorar a função fisiológica e prolongar a vida útil dos ratos, segundo o estudo.

De acordo com o instituto, outros experimentos verificaram a eficácia e a segurança do extrato na limpeza de células senescentes de camundongos in vivo.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo